O forjamento da alavanca de partida é um componente mecânico comum usado para transmitir o torque de partida e controlar a operação de partida. Seu princípio de projeto e otimização incluem principalmente os seguintes aspectos:
Princípio de projeto de resistência: As forjas de haste de partida precisam suportar grande torque e carga de impacto durante o uso, portanto, o projeto de resistência é a chave. Fatores como resistência do material, tenacidade à fratura e concentração de tensões devem ser considerados no projeto, e o tamanho, geometria e estrutura razoáveis devem ser determinados por meio da análise de elementos finitos.
Princípio de projeto de confiabilidade: As forjas de haste de partida exigem alta confiabilidade e vida útil no processo de trabalho, portanto, o projeto de confiabilidade é necessário. Determinando o fator de segurança adequado e considerando a resistência estática, a vida útil à fadiga, a corrosão e o desgaste do forjamento da barra de arranque, garante-se que não haja falha durante sua vida útil.
Princípio de seleção de material: A escolha do material tem um impacto importante no desempenho e na vida útil do forjamento da barra de arranque. De acordo com as condições de trabalho, tipo de carga e ambiente de uso da haste de partida forjada, selecione os materiais apropriados, como aço liga de alta qualidade, aço fundido, etc. Ao mesmo tempo, fatores como o desempenho do processamento, as características do tratamento térmico e o custo do material devem ser considerados.
Otimização do tratamento térmico: O tratamento térmico é um elo importante no processo de fabricação de forjamentos de hastes de partida, e a estrutura de organização e o desempenho das forjas de haste de partida podem ser melhorados ajustando os parâmetros do processo de tratamento térmico e o controle do processo. Através da seleção razoável de métodos de tratamento térmico (como normalização, têmpera, têmpera, etc.), a resistência e a dureza das forjas da haste de partida podem ser melhoradas, a tensão interna pode ser reduzida e a capacidade anti-fadiga e anticorrosão pode ser melhorada.
Otimização estrutural: Através da otimização estrutural, o projeto de forjamento de haste de partida pode ser melhorado para garantir os requisitos de resistência e rigidez, reduzindo o peso. Métodos comuns de otimização incluem o uso de materiais leves, a adição de estruturas de reforço de bordas e a introdução de furos e entalhes para reduzir a concentração de tensões.
Em resumo, o princípio de projeto e a otimização das forjas de haste de partida precisam considerar fatores como resistência, confiabilidade, seleção de material, tratamento térmico e estrutura. Através de uma seleção razoável de materiais, otimização da estrutura e do processo de tratamento térmico, o desempenho e a vida útil do forjamento da haste de partida podem ser melhorados para atender aos requisitos práticos.