Forjamento e moldagem · 2023年7月13日 0

Processo de tratamento térmico e efeito de forjas de alumínio em máquinas de construção

O tratamento térmico de forjas de alumínio em máquinas de construção é um processo chave, que pode melhorar significativamente as propriedades mecânicas e físicas de forjas de alumínio. Este artigo apresentará os processos comuns de tratamento térmico, incluindo tratamento de envelhecimento, tratamento de solução e tratamento de têmpera, e explicará seus efeitos em máquinas de construção de forjas de alumínio em detalhes.

  1. Tratamento de envelhecimento: O tratamento de envelhecimento significa que, após o tratamento da solução, as forjas de alumínio são mantidas na temperatura adequada por um período de tempo, de modo que a solução sólida supersaturada na mistura é separada do estado igual ou as partículas de cristal supersaturado desaparecem, melhorando assim a resistência e a dureza do material. O tratamento do envelhecimento é dividido em envelhecimento natural e envelhecimento artificial de duas maneiras.

Envelhecimento natural: As forjas de alumínio após o tratamento da solução são deixadas à temperatura ambiente e envelhecidas pelo resfriamento. Este método geralmente leva muito tempo, mas pode promover a distribuição uniforme da fase precipitada e melhorar a resistência e dureza das forjas de alumínio.

Envelhecimento artificial: Colocar as forjas de alumínio após o tratamento da solução em um forno de temperatura constante e tratamento de envelhecimento sob determinadas condições de temperatura e tempo. O tempo de tratamento do envelhecimento artificial é relativamente curto, podendo ser obtida alta resistência e dureza. A chave é escolher as condições adequadas de tempo e temperatura para evitar o problema do excesso de envelhecimento ou do subenvelhecimento.

  1. Tratamento da solução: O tratamento da solução consiste em aquecer as forjas de alumínio a uma determinada temperatura, de modo que os elementos de liga sejam dissolvidos na matriz de alumínio para formar uma solução sólida uniforme e, em seguida, rapidamente resfriados para manter a estrutura de dissolução formada por ela. O tratamento em solução sólida pode eliminar a separação de fases em forjamentos de alumínio e melhorar sua plasticidade e tenacidade.

A temperatura e o tempo de tratamento da solução têm grande influência no resultado, que precisa ser otimizado de acordo com a liga específica e as forjas de alumínio. Temperaturas mais altas e tempo de retenção adequado podem promover a rápida dissolução dos elementos de liga, mas temperaturas muito altas e tempo de retenção muito longo levarão ao crescimento de grãos e agregação de precipitados, reduzindo as propriedades mecânicas do material.

  1. Tratamento de têmpera: O tratamento de têmpera consiste em alterar a estrutura das forjas de alumínio por resfriamento rápido, aumentando assim sua dureza e resistência. Os métodos comuns de tratamento de têmpera incluem têmpera de água, têmpera de óleo e resfriamento a ar.

Escolher o meio de têmpera e a taxa de resfriamento certos é a chave. A têmpera de água pode atingir a taxa de resfriamento mais rápida, mas é fácil produzir deformação e rachaduras. A têmpera de óleo é um método de resfriamento de média velocidade que pode proporcionar melhores resultados, levando em conta a dureza e a deformação. O resfriamento a ar é a forma mais lenta de resfriamento e geralmente é usado para forjamentos de alumínio mais espessos.

Através do processo de tratamento térmico, as forjas de alumínio de máquinas de construção podem obter uma série de propriedades superiores. O tratamento de solução pode melhorar a plasticidade e tenacidade do material, o tratamento de envelhecimento pode melhorar sua resistência e dureza, o tratamento de têmpera pode aumentar ainda mais sua dureza e resistência.

Deve-se notar que diferentes máquinas de construção ligas de forjamento de alumínio e condições de processo podem ser diferentes, portanto, na operação real deve ser otimizado de acordo com a situação específica. Durante o processo de tratamento térmico, parâmetros como temperatura, tempo e velocidade de resfriamento são rigorosamente controlados para garantir o efeito ideal do tratamento térmico.