Com o rápido desenvolvimento da indústria de energia eólica, forjamento de energia eólica como um dos principais componentes, sua qualidade e desempenho têm um impacto importante na eficiência geral e estabilidade do gerador de energia eólica. A inspeção ultrassônica e o controle de qualidade são os pontos-chave no processo de produção de forjamento de energia eólica, que são importantes para melhorar a qualidade do produto e a eficiência da produção. A inspeção ultrassônica e o controle de qualidade de forjamentos eólicos serão apresentados neste artigo, com o objetivo de servir de referência para as empresas e pesquisadores envolvidos.
Princípio da detecção ultra-sônica
A inspeção ultrassônica é um método de detecção de defeitos superficiais e internos por meio da reflexão e atenuação de ondas sonoras de alta frequência, com base nas propriedades físicas de propagação de ondas sonoras no material. No forjamento de energia eólica, o teste ultra-sônico pode efetivamente detectar os defeitos existentes dentro do material, como rachaduras, poros e inclusões. Ao mesmo tempo, a qualidade da superfície do forjamento é verificada para evitar arranhões de superfície, buracos e outros problemas que afetam o desempenho de trabalho do equipamento de energia eólica.
Método de teste ultra-sônico
A detecção ultra-sônica de forjamento de energia eólica geralmente usa o método de reflexão de pulso, através do instrumento emite uma determinada frequência de ultra-som e recebe sua onda refletida, de acordo com a amplitude da onda refletida e a mudança de fase para detectar os defeitos internos do forjamento. De um modo geral, as diferentes partes das peças forjadas para o efeito de reflexão de ultra-som são diferentes, portanto, pode ser julgado se existem defeitos dentro das peças forjadas observando a mudança da onda refletida. Ao mesmo tempo, de acordo com a diferença de velocidade de propagação ultra-sônica de diferentes frequências no material, as peças forjadas podem ser detectadas de forma direcionada.
Processo de controle de qualidade
O processo de controle de qualidade de forjamento de energia eólica inclui os seguintes links:
Controle material entrante: controle restritamente a compra da matéria prima para assegurar-se de que a qualidade da matéria prima cumpra as exigências.
Processo de produção: desenvolva um processo de produção razoável e controle de processo rigoroso para garantir que cada link no processo de produção atenda aos requisitos do processo.
Ambiente de armazenamento: armazene e mantenha as peças forjadas razoavelmente para garantir que não sejam danificadas durante o armazenamento.
Teste de qualidade: o forjamento de energia eólica é totalmente testado por vários métodos, incluindo testes não destrutivos, testes de dureza e testes de composição química, para garantir que a qualidade do produto atenda às expectativas.
Aceitação do produto acabado: aceitação de qualidade rigorosa para os produtos acabados para evitar que os produtos não qualificados fluam para o mercado.
Tecnologia de controle de qualidade
Teste não destrutivo: a tecnologia de teste não destrutivo é usar ondas sonoras, ondas eletromagnéticas e outros meios para realizar uma inspeção abrangente das peças forjadas sem destruir as peças forjadas. Através da tecnologia de testes não destrutivos, os defeitos existentes no forjamento, como rachaduras, poros e inclusões, podem ser encontrados efetivamente para garantir a qualidade do produto.
Teste de dureza: a dureza é um indicador importante para medir o desempenho do material, como resistência ao desgaste e pressão. Testes de dureza para forjamento de energia eólica podem efetivamente entender suas propriedades, como dureza e resistência, para garantir que eles tenham boa durabilidade durante o uso.
Detecção de composição química: a composição química é um dos principais fatores que determinam o desempenho do material. Ao testar a composição química das peças de forjamento de energia eólica, você pode saber o conteúdo da composição química, de modo a garantir que eles tenham excelentes propriedades de uso.
conclusão
A inspeção ultrassônica e o controle de qualidade de forjamentos de energia eólica são importantes para melhorar a qualidade do produto e a eficiência da produção. Através do estabelecimento de um processo de controle de qualidade perfeito e da adoção de tecnologia avançada de controle de qualidade, a qualidade e a confiabilidade das peças de forjamento de energia eólica podem ser efetivamente garantidas, de modo a fornecer uma forte garantia para a operação estável do equipamento de energia eólica. No desenvolvimento futuro, com o crescimento contínuo da indústria de energia eólica e a melhoria contínua dos requisitos de qualidade para forjamento de energia eólica, a inspeção ultra-sônica e a tecnologia de controle de qualidade desempenhará um papel mais importante na produção de forjamento de energia eólica. Portanto, as empresas relevantes e pesquisadores devem aumentar ainda mais seus esforços de investimento para explorar e pesquisar ativamente tecnologias mais avançadas de inspeção ultrassônica e controle de qualidade para atender às necessidades de desenvolvimento da indústria de energia eólica.