Forjamento e moldagem · 2023年9月28日 0

Estudo do processo de tratamento térmico de peças forjadas hidrelétricas

O forjamento hidrelétrico é um dos principais componentes das usinas hidrelétricas e seu desempenho e qualidade afetam diretamente a eficiência operacional e a estabilidade das usinas hidrelétricas. Como um meio importante para melhorar as propriedades dos materiais metálicos, o processo de tratamento térmico tem um papel importante no processo de fabricação de forjamento de energia hidrelétrica. Este trabalho tem como objetivo estudar o processo de tratamento térmico de peças forjadas hidrelétricas, visando melhorar suas propriedades e prolongar sua vida útil.

O processo de tratamento térmico inclui vários métodos, como recozimento, normalização, têmpera, revenimento, etc. Na fabricação de peças forjadas hidrelétricas, diferentes métodos de tratamento térmico podem produzir efeitos diferentes. O recozimento e a normalização são usados principalmente para eliminar o esforço de forjamento e melhorar a plasticidade material. O endurecimento e a têmpera são usados principalmente para melhorar a dureza e a resistência de desgaste do material. No entanto, cada método apresenta vantagens e desvantagens, como problemas de tensões internas que podem ocorrer durante o processo de têmpera e revenimento, alterações microestruturais que podem ocorrer durante o processo de recozimento e normalização, etc. Assim, a escolha do processo de tratamento térmico adequado é de grande importância para as propriedades e microestruturas dos forjamentos hidroelétricos.

Este trabalho apresenta uma pesquisa experimental, com o objetivo de avaliar diferentes processos de tratamento térmico em um modelo de forjamento hidroelétrico. Em primeiro lugar, projetar o esquema de processo de tratamento térmico diferente, incluindo recozimento, normalização, têmpera, moderação, etc.; Em seguida, foram coletados e tratados dados experimentais para analisar a influência de diferentes processos de tratamento térmico nas propriedades e microestrutura de forjamentos hidroelétricos.

Os resultados experimentais mostraram que os diferentes processos de tratamento térmico afetam as propriedades mecânicas e a microestrutura dos forjados hidroelétricos. O tratamento de recozimento e normalização pode efetivamente reduzir o estresse de forjamento e melhorar a plasticidade do material, entre os quais o efeito de recozimento é melhor. Os tratamentos de têmpera e revenimento são capazes de melhorar significativamente a dureza e a resistência ao desgaste do material, sendo o endurecimento o melhor. No entanto, os tratamentos de têmpera e revenimento tendem a gerar tensões internas no material, o que pode levar ao craqueamento do material e reduzir sua vida útil. Portanto, na escolha do processo de tratamento térmico, é necessário considerar de forma integrada as propriedades e microestrutura do material, bem como os possíveis problemas decorrentes do processo de tratamento térmico.

Este trabalho aborda o processo de tratamento térmico de peças forjadas hidrelétricas através de um estudo experimental. Os resultados experimentais mostraram que os tratamentos de recozimento e normalização foram eficazes na melhoria da plasticidade e tenacidade das peças forjadas em hidrelétricas, enquanto que os tratamentos de têmpera e revenimento foram capazes de aumentar significativamente a dureza e resistência ao desgaste. No entanto, os tratamentos de têmpera e revenimento tendem a causar problemas de tensões internas no material. Portanto, ao selecionar o processo de tratamento térmico, as propriedades e a microestrutura do material e os problemas do processo de tratamento térmico devem ser totalmente considerados e a melhor solução de tratamento térmico deve ser selecionada.

Para o futuro, propõe-se desenvolver mais estudos sobre o processo de tratamento térmico de peças forjadas hidrelétricas, explorando novos métodos de tratamento térmico para resolver os problemas existentes. Ao mesmo tempo, deve-se concentrar na fabricação verde e no desenvolvimento sustentável, reduzindo o consumo de energia e os problemas de poluição ambiental durante o tratamento térmico. Além disso, o controle e a gestão da qualidade durante a produção devem ser reforçados para assegurar a estabilidade e a confiança de cada relação do tratamento térmico. Finalmente, através da otimização contínua do processo de tratamento térmico, melhorar o desempenho e a vida útil das peças de forjamento de energia hidrelétrica e fornecer uma forte garantia para a operação estável da usina hidrelétrica.