Forjamento e moldagem · 2023年10月16日 0

Tensões residuais no processo de produção de forjamentos para máquinas portuárias

Este trabalho aborda a geração, efeitos e métodos de controle de tensões residuais durante a produção de peças forjadas para máquinas portuárias de navios. Com a análise das causas das tensões residuais, as medidas de controle correspondentes são propostas para melhorar a qualidade das peças forjadas e prolongar a vida útil.

Forjamento de máquinas portuárias no processo de produção, devido à influência do tratamento térmico, processamento de deformação e outros fatores, haverá tensões residuais no interior do forjamento. Estas tensões residuais são importantes para a estabilidade dimensional, resistência à fadiga e vida útil das peças forjadas, entre outras. Assim, o estudo das tensões residuais durante a produção de peças forjadas é importante para melhorar a qualidade e prolongar a vida útil das mesmas.

Causas de tensões residuais

No processo de produção de forjamento de máquinas portuárias, a geração de tensões residuais resulta principalmente dos seguintes aspectos:

Tratamento térmico: as peças forjadas durante o tratamento térmico de têmpera e revenimento, devido à mudança de temperatura e mudança de fase, causarão mudanças de volume e tensões internas.
Usinagem e deformação: as peças forjadas no processo de usinagem, devido à força de corte, força de atrito, etc., haverá deformação plástica local, de modo a formar tensões residuais dentro das peças forjadas.

O efeito da tensão residual nas peças forjadas de máquinas portuárias de navios é mostrado principalmente nos seguintes aspectos:

Estabilidade dimensional: a tensão residual pode levar à deformação do forjamento durante o armazenamento e uso, afetando a estabilidade dimensional.
Resistência à fadiga: a tensão residual pode reduzir a resistência à fadiga das peças forjadas e encurtar a vida útil.
Corrosão sob tensão: em meio corrosivo, tensões residuais podem acelerar o processo de corrosão sob tensão de peças forjadas e reduzir sua resistência à corrosão.

Para reduzir as tensões residuais durante o processo de produção de forjamento de máquinas portuárias, podem ser tomadas as seguintes medidas de controle:

Processo de tratamento térmico otimizado: ajustando os parâmetros do processo de tratamento térmico, reduza o estresse interno gerado durante o processo de têmpera e têmpera.
Adote métodos de processamento razoáveis: selecione parâmetros de corte adequados e modos de processamento para reduzir a deformação plástica durante o processamento.
Faça o tratamento de alívio de estresse: o forjamento é processado como recozimento de alívio de estresse ou alívio de vibração para reduzir o estresse residual.

As tensões residuais durante o processo de produção de peças forjadas em máquinas portuárias são importantes para a qualidade e vida útil das peças forjadas. Com a análise das causas das tensões residuais, as medidas de controle correspondentes são propostas para melhorar a qualidade das peças forjadas e prolongar a vida útil. No processo de produção real, o método de controle adequado deve ser selecionado de acordo com a situação específica para garantir a qualidade e a confiabilidade das peças forjadas.