O forjamento de máquinas portuárias é um componente chave no processo de fabricação de navios. Sua qualidade e desempenho afetam diretamente a segurança operacional e a estabilidade dos navios. Como o ambiente de trabalho das peças forjadas de máquinas portuárias é complexo e variável, como suportar carga alternada, estar em alta temperatura e alta pressão e outras condições adversas, portanto, propensos a várias falhas. Diante dessas falhas, este trabalho tem como objetivo abordar o problema de diagnóstico e previsão de falhas em peças forjadas de máquinas portuárias navais, visando melhorar a acurácia do diagnóstico de falhas e a pontualidade da previsão.
Com o desenvolvimento da tecnologia, estudos relacionados ao diagnóstico e previsão de falhas em peças forjadas em máquinas portuárias têm avançado. Para o diagnóstico de falhas, pesquisadores propuseram uma variedade de métodos, incluindo análise baseada em sinais de vibração, diagnóstico baseado em monitoramento de temperatura e reconhecimento de padrões baseado em redes neurais e aprendizagem profunda, entre outros. Estes métodos melhoram a precisão e eficiência do diagnóstico de falhas em diferentes graus. No entanto, as pesquisas existentes ainda apresentam algumas limitações, como a falta de consideração de condições complexas e tipos de múltiplas falhas, bem como a qualidade dos dados monitorados e o desenvolvimento de técnicas de processamento.
Este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica e uma pesquisa experimental para o diagnóstico e previsão de falhas em peças forjadas em máquinas portuárias de navios. Em um primeiro momento, foram coletados e organizados dados bibliográficos sobre o tema e analisados os métodos, pontos fortes e fracos das pesquisas existentes. Em segundo lugar, foi desenvolvido um protocolo de diagnóstico e previsão de falhas baseado na fusão de informações de múltiplas fontes, visando à escassez de estudos existentes. A proposta utiliza as etapas de aquisição de dados, pré-processamento de dados, extração de características de falhas e reconhecimento de padrões para realizar um diagnóstico preciso e predição de falhas em peças forjadas mecânicas em portos marítimos.
Verificou-se experimentalmente que o método proposto apresentou bons resultados no diagnóstico e previsão de falhas em peças forjadas em máquinas portuárias. Os resultados experimentais mostram que o método proposto apresenta mais de 90% de acurácia na classificação e previsão de falhas, o que representa um aumento de cerca de 10% em relação ao método convencional. Além disso, o método proposto apresenta alta sensibilidade e especificidade, indicando uma boa eficiência na identificação de diferentes tipos e graus de falhas.
No decorrer dos experimentos também foram analisadas as principais causas das falhas. Os resultados mostraram que fatores como fadiga do material, danos causados por sobrecarga e má lubrificação são os principais responsáveis pela falha de peças forjadas em máquinas portuárias. Em resposta a estes problemas, foram propostas medidas de prevenção e melhoria para reduzir o risco de ocorrência de falhas.
Este trabalho apresenta um estudo sobre o diagnóstico e previsão de falhas em peças forjadas em máquinas portuárias de navios, com o objetivo de propor um protocolo baseado na fusão de informações de múltiplas fontes. Os resultados experimentais mostraram que o protocolo proposto é promissor, pois possui alta precisão na classificação e previsão de falhas.
Em primeiro lugar, um estudo aprofundado dos métodos de diagnóstico e previsão dos tipos de falhas múltiplas, a fim de se adaptarem às condições de trabalho mais complexas e variáveis; Em segundo lugar, intensificar o desenvolvimento de técnicas de processamento de dados de vigilância, a fim de melhorar a precisão na extração de características de falhas e no reconhecimento de padrões; Por fim, explorar a aplicação de novos materiais e processos na fabricação de peças forjadas em máquinas portuárias para aumentar sua durabilidade e confiabilidade.
Em suma, o diagnóstico e a previsão de falhas de forjamento de máquinas portuárias é o ponto quente e difícil da pesquisa atual, e vale a pena continuar a explorar mais profundamente. Ao melhorar continuamente os métodos de diagnóstico e previsão existentes e melhorar a pontualidade e a precisão da solução de problemas, a segurança operacional e a estabilidade do navio podem ser efetivamente salvaguardados.