Forjamento e moldagem · 2023年10月18日 0

Detecção e controle de microfissuras em forjamentos de rolamentos ferroviários

O forjamento de mancais ferroviários é um componente crítico do material circulante ferroviário e a presença de microtrincas representa uma ameaça potencial à segurança operacional. Sendo assim, é fundamental o desenvolvimento de estudos para detecção e controle de microtrincas em forjamentos de mancais ferroviários. Este trabalho apresenta os métodos e caminhos para a detecção de microtrincas, analisando as causas e propondo medidas técnicas para seu controle, visando contribuir com a melhoria da qualidade e segurança das peças forjadas em mancais ferroviários.

No processo de fabricação e uso de forjamentos de rolamentos ferroviários, podem ocorrer microtrincas. Essas microtrincas podem levar à redução da resistência e tenacidade das peças forjadas, ou mesmo desencadear graves consequências, como a fratura. Portanto, a detecção e controle de microtrincas em forjamentos de rolamentos ferroviários é importante para garantir a operação segura e estável do tráfego ferroviário.

O método de detecção de microfissuras inclui principalmente inspeção de aparência, inspeção metalográfica, inspeção ultra-sônica, etc. Inspeção de aparência é o método de encontrar rachaduras por observação direta da superfície do forjamento, adequado para a detecção de rachaduras superficiais; A inspeção metalográfica é um método para observar a estrutura da estrutura interna do forjamento através de um microscópio e encontrar microfissuras; A inspeção ultrassônica é o uso das características de propagação ultrassônica no meio, o interior e a superfície do forjamento para testes não destrutivos, com alta sensibilidade e precisão.

As causas de microfissuras de forjamento de rolamentos ferroviários incluem principalmente tratamento térmico impróprio no processo de fabricação, processo de forjamento irracional e qualidade instável de matérias-primas. Além disso, operações inadequadas durante o armazenamento e transporte também podem levar ao desenvolvimento de microtrincas.

Para o controle de microfissuras em forjamentos de rolamentos ferroviários, as seguintes medidas técnicas podem ser adotadas: otimizar o processo de forjamento, melhorar a densidade e uniformidade do forjamento; Reforçar o controle do processo de tratamento térmico, garantindo que parâmetros como temperatura e tempo atendam aos requisitos especificados; Seleção de matérias-primas de alta qualidade para reduzir defeitos internos e impurezas; Durante o armazenamento e o transporte, tome medidas à prova de choque e à prova de umidade para evitar que as peças forjadas sejam danificadas.

A detecção e o controle de microtrincas em forjamentos de rolamentos ferroviários são importantes para melhorar a qualidade e a segurança dos forjamentos. Ao adotar um método de detecção adequado, analisar as causas de microfissuras e adotar medidas de controle eficazes, o risco de microfissuras pode ser reduzido, a vida útil das peças forjadas pode ser prolongada e a operação segura e estável do tráfego ferroviário pode ser garantida. No futuro, com o contínuo avanço tecnológico, será necessário aprofundar os estudos e a exploração de técnicas de detecção e controle de microtrincas mais eficientes e acuradas para atender às demandas do desenvolvimento do tráfego ferroviário.