O forjamento de anel de rolamento é uma parte importante do equipamento mecânico, seu desempenho e qualidade estão diretamente relacionados ao efeito de operação e vida útil de todo o equipamento. No entanto, durante o uso prolongado, o forjamento de anel de rolamento pode ter problemas de desgaste, fratura por fadiga, etc., e precisa ser reparado ou substituído. Os métodos tradicionais de fabricação tendem a ser mais dispendiosos, e o advento da engenharia reversa oferece uma nova solução para a reminiscência de forjamentos de anéis de rolamentos. Este trabalho aborda técnicas de engenharia reversa para forjamentos de anéis de mancais e suas aplicações na área de remanufatura.
A engenharia reversa é uma técnica para reconstruir, otimizar e fabricar um novo produto ou peça através da aquisição de dados tridimensionais de um produto ou peça existente. Para o forjamento de anel de rolamento, a técnica de engenharia reversa inclui principalmente as etapas de aquisição de dados, processamento e reconstrução do modelo. A vantagem é que os dados tridimensionais das peças forjadas podem ser obtidos de forma rápida e precisa usando equipamentos de medição avançados e tecnologia de computador. Além disso, a remfatura de alto desempenho das peças forjadas pode ser realizada através de um design otimizado.
Ao implementar a técnica de engenharia reversa de forjamentos de anel de rolamento, é necessário, em primeiro lugar, realizar a medição de dados 3d de forjamentos desgastados ou danificados. Isso pode ser feito através da adoção de equipamentos de medição de alta precisão, como CMM, scanner a laser, etc. Após a aquisição dos dados, os mesmos foram processados por um software profissional de engenharia reversa para remoção de ruídos, reparo de defeitos e obtenção de um modelo tridimensional completo. Em seguida, o modelo é projetado de forma otimizada de acordo com a demanda real, como ajustar o tamanho e melhorar a estrutura. Finalmente, as novas peças forjadas de anel de rolamento são fabricadas por tecnologia de fabricação avançada, como impressão 3D e usinagem CNC.
As técnicas de engenharia reversa são promissoras na área de remanufatura de forjamentos de anéis de rolamentos. Em primeiro lugar, através de técnicas de engenharia reversa, os dados 3d de peças forjadas danificadas podem ser obtidos de forma rápida e precisa, fornecendo uma base precisa para remanufatura. Em segundo lugar, a tecnologia de engenharia reversa pode alcançar a otimização estrutural das peças forjadas, melhorar seu desempenho e prolongar a vida útil. Além disso, as técnicas de engenharia reversa ajudam a reduzir os custos de remanufatura e melhorar a economia. Ao reutilizar o material das peças forjadas usadas, reduz-se a necessidade de novas matérias-primas e, ao mesmo tempo, reduz-se a geração de resíduos, favorecendo a proteção ambiental.
Tomemos o exemplo de uma empresa fabricante de rolamentos que utiliza técnicas de engenharia reversa para remanufaturar peças forjadas de anéis de rolamentos danificadas. Inicialmente, os dados tridimensionais das peças forjadas danificadas foram obtidos por meio de um equipamento de medição de alta precisão, em seguida, os dados foram processados e os modelos reconstruídos por meio de um software de engenharia reversa. Os modelos são dimensionados e melhorados estruturalmente de acordo com as necessidades reais na fase de projeto otimizado. Finalmente, novas peças forjadas de anel de rolamento foram fabricadas usando a tecnologia de impressão 3D. O desempenho dos forjamentos de anel de rolamento remanufaturados atende ou até supera os novos itens, comprovados em aplicações reais, e o custo é significativamente reduzido.
Olhando para o futuro, com o desenvolvimento contínuo e a melhoria da tecnologia de engenharia reversa, bem como a aplicação popular de tecnologias de fabricação avançadas, como a impressão 3D, a tecnologia de engenharia reversa de forjamento de anel de rolamento será mais amplamente utilizada no campo de remaining. Isso ajudará as empresas a reduzir os custos de produção, melhorar a qualidade dos produtos e aumentar a competitividade no mercado, ao mesmo tempo que promove a produção ecológica e a economia circular.
Este trabalho analisa e explora a técnica de engenharia reversa de forjamentos de anéis de rolamentos e sua aplicação na área de remanufatura, resumindo seus princípios, métodos de implementação e suas vantagens e perspectivas de aplicação na área de remanufatura. A engenharia reversa fornece uma solução inovadora, eficiente e amiga do meio ambiente para a remanufatura de peças forjadas de anéis de rolamentos. É importante para promover o desenvolvimento sustentável da fabricação.