Com o rápido desenvolvimento da tecnologia, a tecnologia digital tem sido amplamente utilizada em vários campos e trouxe mudanças revolucionárias para a fabricação moderna. No campo da conformação de metais, a tecnologia de forjamento a temperatura como um importante método de processo, seu processo de projeto e produção também começou a ser gradualmente integrado à tecnologia digital. Este trabalho explorará o uso da tecnologia digital no projeto e produção de peças forjadas a temperatura e analisará seu importante papel na melhoria da eficiência da produção e da qualidade do produto.
Aplicação da tecnologia digital no projeto de forjamento quente
Modelagem e simulação 3d: com o uso de software de modelagem 3d, os designers podem criar modelos digitais de peças forjadas a temperatura de forma mais intuitiva e realizar a montagem e inspeção de interferência em um ambiente virtual. Além disso, através de técnicas de simulação, como a análise de elementos finitos (FEA), é possível prever a distribuição de tensões e o comportamento de deformação das peças forjadas, otimizando assim o projeto proposto.
Otimização topológica: a otimização topológica é um método de projeto baseado em modelos matemáticos e algoritmos que permitem a distribuição ideal de materiais, desde que os requisitos de desempenho sejam atendidos. Com a técnica de otimização topológica, o projetista pode reduzir o peso do forjamento e reduzir o custo levando em conta a utilização do material e as propriedades de conformação no início do projeto.
Geminação digital: a tecnologia de geminação digital permite o monitoramento e previsão em tempo real do processo de produção, estabelecendo a correspondência entre o modelo digital da peça forjada e o ambiente de produção real. Os designers podem verificar virtualmente as soluções de design por meio de gêmeos digitais, identificando problemas potenciais com antecedência e realizando melhorias.
Aplicação da tecnologia digital na produção de forjamentos quentes
Linha de produção inteligente: através da introdução de robôs industriais, equipamentos de automação e tecnologia iot, a linha de produção de forjamento a temperatura pode ser inteligente e flexível. Os dados do processo de produção podem ser coletados e analisados em tempo real para otimizar os parâmetros do processo, melhorar a utilização dos equipamentos e reduzir o consumo de energia.
Inspeção de visão de máquina: a tecnologia de inspeção de visão de máquina pode realizar a inspeção automática do tamanho do forjamento, qualidade da superfície e outras características. Os problemas de qualidade no processo de produção podem ser encontrados a tempo e tratados através da comparação com o padrão pré-definido. Além disso, a inspeção de visão de máquina também pode ser usada para identificar e alertar fenômenos anormais durante a produção, melhorando a segurança da produção.
Análise e previsão de big data: através da mineração e análise da enorme quantidade de dados gerados durante a produção, é possível descobrir leis e tendências que se escondem por trás dos dados. Por exemplo, a análise de dados históricos de produção permite prever falhas de equipamentos, otimizar parâmetros de processo e melhorar a taxa de aprovação do produto.
Computação em nuvem e colaboração remota: as tecnologias de computação em nuvem permitem o compartilhamento e a sinergia de dados e recursos computacionais, permitindo que designers e equipes de produção em diferentes locais colaborem em tempo real. Com uma plataforma de colaboração remota, os designers podem obter dados e feedback do local de produção em tempo hábil para ajustar e otimizar as soluções de design.
A aplicação da tecnologia digital no projeto e produção de peças forjadas a quente tem apresentado resultados significativos, aumentando a produtividade, reduzindo custos e melhorando a qualidade do produto. No entanto, à medida que a tecnologia continua a avançar e as necessidades do mercado estão em constante mudança, os requisitos para a tecnologia digital também vai aumentar. No futuro, devemos continuar a explorar e praticar novas tecnologias digitais e cenários de aplicação, como inteligência artificial, blockchain e outros para melhorar ainda mais o nível de design e eficiência de produção da tecnologia de forjamento a temperatura para contribuir para o desenvolvimento de alta qualidade da indústria de fabricação.