Forjamento e moldagem · 2023年12月6日 0

Tratamento e utilização de resíduos no processo de produção de forjamentos petroquímicos

O processo de produção de forjamentos petroquímicos gera uma grande quantidade de resíduos, incluindo resíduos, efluentes, gases de escape, entre outros. O descarte e a utilização destes resíduos não estão apenas relacionados à imagem ambiental da empresa, mas também ao uso eficiente de recursos e à redução de custos para a empresa. Assim, este trabalho tem como objetivo investigar formas de tratamento e aproveitamento dos resíduos do processo de produção de forjamentos petroquímicos, visando o desenvolvimento sustentável.

Os resíduos gerados na produção de forjamentos petroquímicos são principalmente provenientes dos seguintes aspectos: processamento de matérias-primas, processo de forjamento, resfriamento e tratamento térmico, limpeza e prevenção de ferrugem, etc. Estes resíduos incluem principalmente resíduos, águas residuais, gases de escape, bem como embalagens, etc. A separação desses resíduos é necessária para facilitar o seu posterior tratamento e aproveitamento.

Métodos de tratamento de resíduos

Tratamento de resíduos: os resíduos incluem principalmente peles de óxido, cavacos, etc. gerados no processo de forjamento. Para este resíduo, é possível o tratamento por briquetagem mecânica, recuperação por fusão, entre outros. Entre eles, a briquetagem mecânica pode comprimir o resíduo em blocos para facilitar o transporte e armazenamento; A reciclagem por fusão, em seguida, pode reciclar elementos metálicos valiosos no resíduo e reduzir o desperdício de recursos.
Tratamento de águas residuais: as águas residuais são principalmente derivadas do processo de resfriamento, processo de limpeza, etc. Para estes efluentes, tratamentos como precipitação, filtração, neutralização são necessários para a remoção de suspensões, óleos e substâncias químicas nocivas. O efluente tratado pode ser reciclado, reduzindo o consumo de recursos hídricos.
Tratamento de gases residuais: os gases residuais são principalmente derivados de fornos de aquecimento, equipamentos de forjamento, etc. Para estes gases de escape podem ser tratados por combustão catalítica, adsorção em carvão ativado, a fim de remover substâncias nocivas e odores. A emissão de gases de escape após o tratamento deve atender aos padrões ambientais relevantes.
Tratamento de embalagens: as embalagens incluem principalmente caixas de embalagem de peças forjadas, sacos e assim por diante. Para essas embalagens, é possível separar e reciclar e reutilizar, reduzindo o desperdício de recursos.

Rotas de utilização de resíduos

Uso de energia: resíduos, águas residuais, gases de escape e outros resíduos contêm uma certa quantidade de calor e energia química, que pode ser reciclada por certas tecnologias. Os resíduos podem, por exemplo, ser utilizados como combustível para a combustão de electricidade ou calor; A energia térmica contida nas águas residuais pode ser recuperada através de trocadores de calor; Os componentes combustíveis nos gases de escape podem ser queimados para recuperar energia.
Reutilização de recursos: alguns elementos e materiais valiosos dos resíduos podem ser reciclados através de certas tecnologias. Por exemplo, os elementos metálicos presentes nos resíduos podem ser recuperados por fundição ou separação mecânica; Os produtos químicos úteis presentes nas águas residuais podem ser reciclados por extracção ou concentração.
Preparação de materiais de proteção ambiental: através de um determinado tratamento e modificação de resíduos, alguns novos materiais com desempenho ambiental podem ser preparados. Por exemplo, o resíduo pode ser usado como matéria-prima para a preparação de tijolos ecológicos, materiais de subleito e outros materiais de construção; Alguns componentes das águas residuais podem ser utilizados na preparação de tintas amigas do ambiente, impermeabilização, etc.
Construção de um modelo de economia circular: através da integração do tratamento e utilização dos resíduos no sistema de economia circular da empresa, os resíduos são reaproveitados, reduzidos e inócuos. Isto não só pode reduzir os custos de produção das empresas, como também melhorar a sua imagem ambiental e a sua competitividade no mercado.

O tratamento e aproveitamento de resíduos no processo de produção de forjamentos petroquímicos é um ponto fundamental para alcançar o desenvolvimento sustentável. Através da discussão de métodos de tratamento e utilização de resíduos separados, é possível obter a reutilização, redução e inofensividade dos resíduos, reduzir os custos das empresas e melhorar a imagem ambiental. No futuro, com o progresso contínuo da tecnologia e da política ambiental cada vez mais rigorosa, o processamento e a utilização de resíduos no processo de produção de forjamento petroquímico enfrentarão mais desafios e oportunidades. As empresas precisam acompanhar as tendências de desenvolvimento tecnológico e de orientação política, inovar continuamente em tecnologia e em gestão para se adaptarem às condições de mercado em mudança e às necessidades sociais.