Com o rápido desenvolvimento da indústria automotiva, os requisitos de qualidade para os principais componentes do motor são cada vez mais altos. Como um componente importante no motor, a qualidade de suas peças forjadas afeta diretamente o desempenho e a vida útil do motor. Portanto, é fundamental que o processo de produção de forjamento de ligação primária e secundária seja rigorosamente controlado e gerenciado.
Controle de qualidade de matérias-primas
Seleção do fornecedor: escolha o fornecedor qualificado e respeitável para assegurar a qualidade estável das matérias primas. Realizar avaliações e auditorias regulares aos fornecedores para garantir o cumprimento dos requisitos de qualidade da empresa.
Inspeção da matéria prima: as matérias primas compradas serão inspecionadas restritamente da qualidade, incluindo a composição quimica, as propriedades mecânicas e a qualidade da aparência. Assegure a qualidade da matéria prima para cumprir exigências padrão.
Controle de qualidade do processo de forjamento
Gerenciamento de moldes: os moldes de forjamento são inspecionados e mantidos regularmente para garantir que estejam intactos e com precisão de acordo com os requisitos. Usando moldes qualificados, é a premissa para garantir a precisão dimensional e a qualidade da superfície das peças forjadas.
Controle do processo de forjamento: desenvolva um processo de forjamento razoável e parâmetros e conduza uma revisão rigorosa do processo. No processo de produção, a operação deve ser estritamente de acordo com os requisitos do processo para evitar a ocorrência de defeitos, como dobramento, rachaduras.
Pós-tratamento de forjamento: resfriamento adequado e tratamento térmico para as bielas forjadas para eliminar o estresse interno e melhorar as propriedades mecânicas. O bom controle do processo de resfriamento e tratamento térmico é o ponto-chave para garantir o desempenho das peças forjadas.
Detecção e inspeção
Inspeção dimensional: com equipamentos de medição de alta precisão, as peças forjadas são inspecionadas dimensionalmente de forma abrangente. Certifique-se de que a precisão dimensional atenda aos requisitos de design e evite dificuldades de montagem ou deterioração do desempenho devido a dimensões excessivamente pobres.
Teste não-destrutivo: o teste não-destrutivo das peças forjadas é realizado por ultra-som, partículas magnéticas e outros métodos para encontrar defeitos internos. Para os defeitos encontrados, eles devem ser analisados e processados a tempo para evitar a ocorrência de problemas de lote.
Teste de propriedade: teste de propriedade mecânica e análise metalográfica nas peças forjadas para garantir que tenham força e dureza suficientes. O teste de desempenho é um meio importante para avaliar a qualidade das peças forjadas e também é uma base importante para garantir o desempenho estável do motor.
Construção do sistema de gestão da qualidade
Sistema de gerenciamento de qualidade perfeito: estabelecer um sistema de gerenciamento de qualidade perfeito e definir as responsabilidades e o fluxo de trabalho de cada departamento. Assegure-se de que todo o controle da qualidade do processo da matéria prima aos produtos finais seja executado eficazmente.
Melhoria do treinamento e da conscientização: conscientização regular da qualidade e treinamento da habilidade para o pessoal, melhorando a motivação e a capacidade de toda a equipe para participar no controle da qualidade. Permita que os empregados reconheçam completamente a importância da qualidade e estabeleçam uma boa consciência da qualidade.
Feedback de informações de qualidade e melhoria: estabelecer um mecanismo de feedback de informações de qualidade para coletar problemas de qualidade no processo de produção a tempo e fazer uma análise de causa. Tome medidas eficazes da melhoria contra o problema, aperfeiçoe continuamente o processo de produção, melhore a estabilidade da qualidade de produto.
Avaliação e incentivo da qualidade: desenvolva padrões da avaliação da qualidade e avalie regularmente o trabalho da qualidade de cada departamento e pessoal. Recompensas e incentivos adequados para departamentos e indivíduos com excelente desempenho, a fim de estimular a motivação e a inovação dos funcionários no controle de qualidade.
Melhoria contínua e inovação
Otimização de processos: otimização contínua de processos e processos de forjamento para melhorar a eficiência da produção e a qualidade do produto. Reduzir os custos de produção e promover a competitividade das empresas através da introdução de novas tecnologias, equipamentos e materiais.
Análise de dados de qualidade: os dados de qualidade são analisados em profundidade usando métodos estatísticos para identificar os principais fatores que afetam a qualidade do produto. Desenvolva melhorias direcionadas e aumente a eficácia do controle de qualidade com decisões baseadas em dados.
Sinergia na cadeia de suprimentos: fortalecer a comunicação e colaboração com os fornecedores para melhorar o nível de qualidade das matérias-primas e componentes juntos. Reduza os riscos de qualidade e aumente a competitividade de toda a cadeia de suprimentos através da otimização colaborativa da cadeia de suprimentos.
Feedback do cliente e pesquisa de mercado: preste atenção ao feedback do cliente e à dinâmica do mercado para entender o desempenho e os problemas potenciais do produto no uso real. Feedback esta informação aos departamentos do r&d e da produção para direcionar melhorias e inovações para encontrar a procura do mercado e para aumentar a satisfação do cliente.
Produção verde e sustentabilidade: foco no meio ambiente e sustentabilidade nos processos produtivos, reduzindo o consumo de energia e recursos. Promover técnicas de produção mais limpas e a utilização de materiais amigos do ambiente, promovendo a imagem ambiental e socialmente responsável da empresa.