A tecnologia de resfriamento de forjas de alumínio em máquinas de construção refere-se ao controle da temperatura no processo de forjamento através de métodos de resfriamento apropriados no processo de fabricação de forjas de alumínio para atingir o objetivo de otimizar a estrutura e o desempenho dos materiais. A tecnologia de resfriamento inclui principalmente as seguintes maneiras:
- Resfriamento natural: Depois que o forjamento é removido do forno de alta temperatura, ele é resfriado por dissipação de calor livre. Este método é simples e fácil de usar, mas a taxa de resfriamento é lenta, e é fácil causar o problema de não uniformidade de fase de forjamentos de grande porte.
- Resfriamento a água temperada: o forjamento é colocado em água fria ou meio de resfriamento para resfriamento rápido. Este método pode efetivamente melhorar a taxa de resfriamento, tornando a estrutura do forjamento mais densa, maior dureza, mas é fácil causar concentração de tensões dentro do forjamento, o que pode levar a fissuras.
- Resfriamento do óleo temperado: Coloque as forjadas no óleo para resfriamento. Em comparação com o resfriamento a água de têmpera, o resfriamento do óleo de têmpera tem menor taxa de resfriamento e melhor efeito de resfriamento, o que pode reduzir o grau de concentração de tensão do forjamento e reduzir o risco de rachaduras.
- Têmpera de água + envelhecimento artificial: o forjamento é resfriado rapidamente por resfriamento de água de têmpera e, em seguida, o tratamento térmico apropriado, como envelhecimento artificial, para ajustar ainda mais a organização e o desempenho do forjamento. Este método é frequentemente usado para forjamentos de alumínio que exigem alta resistência e dureza.
A avaliação do efeito da tecnologia de resfriamento para forjamento de alumínio em máquinas de construção inclui principalmente os seguintes aspectos:
- Avaliação das propriedades físicas: Através das propriedades mecânicas das forjas de alumínio resfriado são testadas, tais como resistência à tração, resistência ao escoamento, alongamento, etc., para avaliar o impacto da tecnologia de resfriamento nas propriedades mecânicas das forjas de alumínio.
- Avaliação da microestrutura e microestrutura: Microscópio metalográfico e outros instrumentos são usados para observar e analisar a microestrutura de forjados de alumínio após o resfriamento, incluindo tamanho de grão, morfologia de contorno de grão, composição de fases e outros parâmetros para avaliar o efeito da tecnologia de resfriamento nas propriedades de microestrutura de forjas de alumínio.
- Avaliação da qualidade da superfície: Através da observação e detecção da superfície das forjas de alumínio resfriadas, tais como dureza superficial, rugosidade superficial e outros indicadores, avaliar o impacto da tecnologia de resfriamento na qualidade superficial das forjas de alumínio.
- Avaliação de trincas e deformações: Detectando a trinca e deformação de forjas de alumínio após o resfriamento, como detecção ultrassônica, detecção de raios-X e outros métodos, para avaliar o impacto da tecnologia de resfriamento na qualidade e confiabilidade de forjados de alumínio.
Deve-se notar que diferentes materiais de forjamento de alumínio e processos de fabricação podem ter um impacto na seleção e avaliação da tecnologia de refrigeração, por isso é necessário considerar a situação real na aplicação específica.