A confiabilidade e o desempenho de uma motocicleta são afetados por muitos fatores, um dos principais fatores é a resistência estrutural da motocicleta. No processo de fabricação de motocicletas, forjamentos de liga de magnésio são amplamente utilizados em chassis e outros componentes-chave. A tecnologia de soldagem é um dos processos importantes para conectar essas forjas de liga de magnésio.
No entanto, devido ao baixo ponto de fusão e à fácil oxidação das ligas de magnésio, o processo de soldagem é relativamente complexo e desafiador. Nos métodos tradicionais de soldagem, como soldagem a arco e soldagem a arco de argônio, os problemas de trincas de solda, furos e deformação de soldagem são frequentemente enfrentados. Portanto, é muito importante estudar e melhorar a tecnologia de soldagem de forjas de liga de magnésio de motocicletas.
Tendo em vista os problemas existentes na soldagem de ligas de magnésio, os pesquisadores têm proposto uma variedade de medidas de melhoria e novas tecnologias nos últimos anos.
Em primeiro lugar, uma solução comum para o problema das fissuras de solda de liga de magnésio é usar a tecnologia de pré-aquecimento e pós-tratamento térmico. O pré-aquecimento pode ajudar a reduzir o estresse térmico durante o processo de soldagem, e o pós-tratamento térmico pode eliminar a tensão residual na solda e reduzir a ocorrência de trincas. Além disso, o gradiente de temperatura no processo de soldagem pode ser controlado através da seleção razoável de parâmetros de soldagem e depuração do equipamento, de modo a reduzir o risco de trincas na solda.
Em segundo lugar, a fim de reduzir o problema de oxidação no processo de soldagem, os pesquisadores propuseram uma variedade de medidas de proteção. Um dos métodos comuns é cercar a área de soldagem com um gás protetor para evitar que o oxigênio entre em contato com a superfície da liga de magnésio. Ao mesmo tempo, materiais de soldagem especiais, como hastes e arames de liga de magnésio, também podem ser usados para fornecer melhor proteção contra oxidação.
Além disso, com o desenvolvimento da tecnologia de soldagem a laser, mais e mais pesquisas têm sido aplicadas à conexão de forjas de liga de magnésio para motocicletas. A soldagem a laser tem as vantagens de alta densidade de energia, alta qualidade de solda e pequena zona afetada pelo calor, o que pode efetivamente reduzir a deformação de soldagem e a tensão residual e melhorar a resistência e o desempenho de vedação das juntas soldadas.
Além disso, algumas novas tecnologias de soldagem surgiram nos últimos anos, como a soldagem ultrassônica e a soldagem por agitação por atrito. Através de diferentes princípios de trabalho e parâmetros de soldagem, essas novas tecnologias podem alcançar uma conexão de forjamento de liga de magnésio eficiente, estável e livre de danos.
Em resumo, a pesquisa e o aprimoramento da tecnologia de soldagem para forjamento de ligas de magnésio para motocicletas é um campo desafiador. Através de pré-aquecimento e pós-tratamento térmico, medidas de proteção contra oxidação, tecnologia de soldagem a laser e novos métodos de soldagem, os problemas no processo de soldagem de ligas de magnésio podem ser efetivamente resolvidos, e a resistência e confiabilidade das juntas soldadas podem ser melhoradas, de modo a melhorar ainda mais o desempenho e a confiabilidade das motocicletas.