A produção de forjamentos termoelétricos é uma parte importante da indústria de geração térmica, no entanto, o processo de produção gera poluição ambiental, como águas residuais, gases de escape e ruído. Com a crescente conscientização ambiental, os requisitos ambientais na produção de forjamentos termoelétricos estão sendo fortalecidos. Assim, a adoção de técnicas ambientalmente corretas para reduzir o impacto ambiental na produção de forjamentos termoelétricos é de grande importância.
Na produção de peças forjadas termoelétricas, as tecnologias ambientais comuns incluem principalmente aspectos como tratamento de águas residuais, tratamento de gases de escape e controle de ruído. O tratamento de águas residuais usa principalmente métodos físicos, químicos e biológicos para purificar as águas residuais; O tratamento de gases de escape reduz as emissões de gases de escape através da remoção de poeira, dessulfuração, desnitrificação; O controle de ruído usa principalmente isolamento acústico, absorção de som e métodos de redução de vibração para reduzir a poluição sonora.
Tecnologia ambiental detalhada
Tratamento de águas residuais
As águas residuais na produção de forjamento térmico incluem principalmente águas residuais de limpeza, águas residuais de resfriamento e águas residuais de decapagem, etc. Os métodos de tratamento destes efluentes incluem principalmente os seguintes:
(1) método físico: a filtragem, a precipitação e a centrifugação são adotadas para remover as matérias suspensas e as impurezas das águas residuais.
(2) método químico: a neutralização, a oxidação e a redução são usadas para tratar as substâncias químicas nas águas residuais para transformá-las em substâncias inofensivas ou em substâncias fáceis de tratar.
(3) método biológico: a matéria orgânica em águas residuais é convertida em substâncias inofensivas pelo método de degradação microbiana da matéria orgânica.
Tratamento de gases residuais
Os gases de escape na produção de forjamento térmico incluem principalmente poeira, dióxido de enxofre, óxidos de nitrogênio, etc. Os métodos de tratamento destes gases de escape incluem principalmente os seguintes:
(1) remoção de poeira: use o coletor de saco, o coletor de poeira eletrostático e outros equipamentos para remover a poeira do gás de exaustão.
(2) dessulfuração: o dióxido de enxofre no gás de exaustão é convertido em substâncias inofensivas, como sulfato de cálcio ou sulfato de amônio, usando o método de calcário-gesso, método de amônia e outras tecnologias de dessulfuração.
(3) desnitrificação: usando a redução catalítica seletiva (SCR), a redução não catalítica seletiva (SNCR) e outras tecnologias de desnitrificação, os óxidos de nitrogênio nos gases de escape são convertidos em nitrogênio e água.
Controle de ruído
O ruído na produção de forjamento térmico é principalmente derivado da operação de máquinas e equipamentos e impacto de materiais, etc. Os métodos de controlo do ruído incluem principalmente os seguintes:
(1) isolação sadia: a parede sadia e a tampa sadia são adotadas para isolar a fonte de ruído do ambiente externo.
(2) absorção sadia: absorva a energia do ruído usando materiais sadia, estruturas sadia e outros equipamentos para reduzir o nível de ruído.
(3) redução de vibração: adote a fundação de redução de vibração, o amortecedor e outros equipamentos para reduzir a vibração e o ruído durante a operação do equipamento mecânico.
Aplicação de tecnologia ambiental
Considere-se, por exemplo, a produção de pás de turbinas a vapor em uma usina termelétrica, que emprega diversas tecnologias ambientalmente amigáveis em seu processo de produção. Em primeiro lugar, no tratamento de águas residuais, foi utilizado um processo de tratamento de águas residuais que combinava métodos físicos e químicos. As águas residuais de limpeza e de decapagem foram purificadas e processadas para realizar a reciclagem das águas residuais. Em segundo lugar, em relação ao tratamento de gases de escape, o coletor de pó de saco e a tecnologia de dessulfuração do método calcário-gesso foram adotados, o pó e o dióxido de enxofre foram efetivamente tratados e as emissões de gases de escape foram reduzidas. Finalmente, no que diz respeito ao controlo do ruído, foram utilizados equipamentos, tais como capas de isolamento acústico e materiais absorventes, que reduzem o nível de ruído durante o funcionamento das máquinas e equipamentos. Através da aplicação dessas tecnologias ambientais, a planta alcançou um bom efeito ambiental no processo de produção de lâminas de turbina a vapor, melhorando a competitividade e a capacidade de desenvolvimento sustentável das empresas.
A tecnologia de proteção ambiental na produção de forjamento de energia térmica é um meio importante para alcançar a fabricação verde e é importante para reduzir a poluição ambiental e melhorar a competitividade das empresas. Na aplicação prática, a tecnologia ambiental apropriada deve ser selecionada de acordo com a situação específica, considerando fatores como viabilidade técnica, economia e proteção ambiental. O desenvolvimento eficiente, limpo e sustentável da produção de forjamentos termoelétricos pode ser alcançado através da otimização e melhoria contínua das tecnologias ambientais.