O rolamento do motor é um componente importante no motor. Sua pré-carga e rigidez afetam diretamente a precisão de operação, estabilidade e vida útil do motor. A análise da pré-carga e da rigidez dos rolamentos do motor será apresentada em detalhes para ajudar os leitores a entender melhor e selecionar os rolamentos adequados.
O que é pré-carga?
A pré-carga refere-se a uma certa pressão entre o anel interno e externo do rolamento através de certos métodos quando o rolamento é instalado, a fim de eliminar a folga do rolamento e melhorar a rigidez do rolamento e a precisão de operação.
O papel da pré-carga
A ação da pré-carga se manifesta principalmente nos seguintes aspectos:
(1) melhorar a rigidez do rolamento: a pré-carga pode fazer com que o anel interno e externo do rolamento entre em contato próximo, reduzindo a deformação e a vibração do rolamento, melhorando assim a rigidez do rolamento.
(2) melhorar a precisão de operação do rolamento: a pré-carga pode eliminar a folga do rolamento, reduzir o batimento radial do rolamento e a canalização axial, melhorando assim a precisão de operação do rolamento.
(3) melhorar a condição de força do rolamento: a pré-carga pode forçar uniformemente o anel interno e externo do rolamento, reduzir a concentração de estresse e o desgaste, de modo a prolongar a vida útil do rolamento.
Como realizar uma análise de pré-carga?
A análise de pré-carga pode ser realizada por:
(1) cálculo teórico: de acordo com a estrutura e a condição de força do rolamento, o tamanho da pré-carga é calculado teoricamente.
(2) teste experimental: a rigidez e a precisão de operação do rolamento sob diferentes pré-cargas e outros parâmetros são concluídos através de testes experimentais para determinar o tamanho adequado da pré-carga.
O que é rigidez?
A rigidez refere-se à capacidade de um corpo resistir à deformação quando submetido a forças, ou seja, o módulo de elasticidade. No caso dos rolamentos, a rigidez refere-se à sua capacidade de resistir à deformação radial e axial sob força.
O papel da rigidez
O papel da rigidez é mostrado principalmente nos seguintes aspectos:
(1) melhorar a capacidade de carga do rolamento: rolamentos com maior rigidez podem suportar maiores cargas radiais e axiais.
(2) reduza a deformação e a vibração do rolamento: o rolamento com rigidez mais alta produz menos deformação e vibração sob a força, melhorando assim a precisão e a estabilidade operacionais do rolamento.
(3) rolamentos de proteção: os rolamentos com alta rigidez podem suportar melhor choque externo e vibração, protegendo assim os rolamentos de danos.
Como fazer uma análise de rigidez?
A análise da rigidez pode ser realizada por:
(1) cálculo teórico: de acordo com as propriedades estruturais e materiais do rolamento, o tamanho da rigidez do rolamento é calculado teoricamente.
(2) teste experimental: os parâmetros tais como a quantidade da deformação e a vibração do rolamento sob a carga diferente são obtidos através do teste experimental, de modo que o tamanho da rigidez do rolamento possa ser determinado.
Relação entre pré-carga e rigidez
Existe uma estreita relação entre a pré-carga e a rigidez. Quanto maior a pré-carga, maior a rigidez do rolamento, mas, ao mesmo tempo, aumentará a força de atrito e o aumento da temperatura do rolamento; Rolamentos com maior rigidez requerem maior pré-carga para atingir os mesmos requisitos de rigidez. Portanto, a relação de equilíbrio entre a pré-carga e a rigidez deve ser considerada na escolha do rolamento.
Efeitos da pré-carga e rigidez
A influência da pré-carga e da rigidez nos rolamentos do motor ocorre principalmente nos seguintes aspectos:
(1) afeta a precisão de operação e estabilidade do rolamento: quanto maior a pré-carga e rigidez, melhor a precisão de operação e estabilidade do rolamento.
(2) afeta a capacidade de carga e a vida útil do rolamento: quanto maior a pré-carga e a rigidez, maior a capacidade de carga e a vida útil do rolamento.
(3) afeta o consumo de energia e a elevação da temperatura do motor: quanto maior a pré-carga, maior a força de atrito e a elevação da temperatura do rolamento, aumentando assim o consumo de energia e a elevação da temperatura do motor. Portanto, ao selecionar o rolamento, você precisa considerar a influência da pré-carga e rigidez de forma abrangente e escolher o tamanho adequado de pré-carga e rigidez.
Este trabalho apresenta os principais aspectos da análise da pré-carga e rigidez em mancais de motores elétricos, incluindo o papel da pré-carga, o papel da rigidez e a relação e influência entre a pré-carga e rigidez. A escolha da pré-carga e rigidez adequadas é importante para garantir o bom funcionamento dos rolamentos do motor e melhorar o desempenho do motor. Portanto, a pré-carga e rigidez precisam ser consideradas e analisadas na seleção e utilização de rolamentos de motor. A direção de pesquisa futura pode explorar mais as características e diferenças de diferentes tipos, estruturas e materiais de rolamentos na pré-carga e rigidez, para fornecer uma base mais precisa para o projeto e aplicação de rolamentos do motor.