Forjamento e moldagem · 2023年10月13日 0

Monitoramento e análise da temperatura operacional dos rolamentos da máquina-ferramenta

O rolamento da máquina-ferramenta é um componente chave da máquina-ferramenta, e seu estado de operação afeta diretamente o desempenho e a vida útil da máquina. E a temperatura de operação do mancal é um dos parâmetros importantes que refletem seu estado operacional. Este artigo abordará a importância do monitoramento de temperatura, o princípio de funcionamento, a operação prática e a análise de casos, e como monitorar e analisar efetivamente a temperatura de operação do rolamento da máquina-ferramenta.

Durante a operação, o rolamento da máquina-ferramenta gera calor devido ao atrito, má lubrificação e sobrecarga, o que resulta em um aumento da temperatura do rolamento. Temperaturas excessivas podem causar a deterioração das propriedades mecânicas do material do rolamento, acelerar o desgaste do rolamento e até mesmo causar a falha do rolamento. Portanto, o monitoramento e a análise da temperatura de operação dos rolamentos da máquina-ferramenta podem detectar problemas potenciais a tempo, evitar danos aos rolamentos e garantir o funcionamento normal da máquina-ferramenta.

O princípio básico do monitoramento de temperatura é o uso de sensores para converter o sinal de temperatura em um sinal elétrico, que é processado e exibido por um medidor ou computador. Os sensores de temperatura comuns são resistência térmica, termopar, etc. Entre eles, a resistência térmica é a medida da temperatura usando a propriedade da resistência da matéria que muda com a temperatura; O termopar, por sua vez, utiliza o potencial termoelétrico gerado no contato de dois metais diferentes para medir a temperatura.

No monitoramento de temperatura de rolamentos de máquinas-ferramentas, é comum instalar um sensor de temperatura no alojamento do rolamento ou no rolamento para monitorar a mudança de temperatura do rolamento em tempo real. Ao mesmo tempo, você pode definir o limiar de alarme para enviar um sinal de alarme quando a temperatura do rolamento excede uma determinada faixa para lembrar o operador para lidar com isso a tempo.

Aquisição de dados: na prática, os dados de temperatura dos rolamentos da máquina-ferramenta precisam ser coletados regularmente. A frequência de coleta pode ser definida caso a caso, por exemplo, coleta a cada hora ou turno. Ao mesmo tempo, certifique-se de que o sensor de temperatura esteja instalado corretamente para evitar a influência de outras fontes de calor.
Análise de dados: os dados de temperatura coletados precisam ser analisados e processados. A variação de temperatura do rolamento pode ser avaliada por meio de gráficos de variação de temperatura, calculando valores médios de temperatura e diferenças padrão. Ao mesmo tempo, o estado de operação do rolamento pode ser analisado de forma abrangente em combinação com outros parâmetros, como vibração e ruído do rolamento.
Tratamento do problema: quando o aumento anormal da temperatura do rolamento é encontrado durante a análise, as medidas devem ser tomadas a tempo para lidar com ele. Por exemplo, verificar as condições de lubrificação, ajustar a folga do rolamento, substituir as peças de desgaste, etc. Ao mesmo tempo, as anomalias e as medidas de tratamento devem ser registadas para posterior análise e síntese.

Tome o rolamento do fuso de um tipo de máquina CNC, por exemplo, o rolamento tem um aumento óbvio da temperatura durante a operação. Os dados coletados através do sistema de monitoramento de temperatura mostraram que a temperatura do rolamento aumentou de 40 ° c na faixa normal para 70 ° c em um curto período de tempo. Em conjunto com a análise de outros parâmetros, verificou-se que os mancais também apresentam um aumento de vibração e ruído.

Em resposta a este problema, o operador primeiro inspecionou as condições de lubrificação e descobriu que a quantidade de óleo lubrificante era insuficiente e de má qualidade. Depois de mudar o óleo lubrificante, ajustar a folga do rolamento e outras medidas, a temperatura do rolamento retorna gradualmente à faixa normal, a vibração e o ruído também são reduzidos. A detecção e o tratamento atempados deste problema evitam danos aos rolamentos e garantem o funcionamento normal da máquina-ferramenta.

Este trabalho aborda a importância do monitoramento e análise da temperatura operacional dos mancais de máquinas-ferramenta, o princípio de funcionamento e a operação prática. O papel e o valor do monitoramento de temperatura em aplicações práticas são ilustrados através de um estudo de caso. Com o desenvolvimento contínuo da tecnologia, o monitoramento da temperatura do rolamento da máquina-ferramenta no futuro será mais inteligente e refinado. Por exemplo, o monitoramento remoto de vários rolamentos pode ser realizado usando uma rede de detecção sem fio; Algoritmos de inteligência artificial podem ser empregados para análise profunda e previsão de dados de temperatura, entre outros. O desenvolvimento dessas tecnologias irá oferecer mais possibilidades e facilidades para o monitoramento e análise da temperatura dos rolamentos das máquinas-ferramentas.