As peças forjadas petroquímicas como uma parte importante da indústria petroquímica, sua qualidade e desempenho estáveis e confiáveis são importantes para a segurança operacional e a vida útil de todo o equipamento. No entanto, o forjamento petroquímico geralmente é afetado por vários fatores ambientais durante a produção, transporte e uso, o que leva à corrosão, desgaste e outros problemas em sua superfície, e, em seguida, afeta seu desempenho de serviço. Portanto, o tratamento de superfície e a tecnologia de proteção das peças forjadas petroquímicas são particularmente importantes. Este artigo explorará o tratamento de superfície e a tecnologia de proteção das peças forjadas petroquímicas, visando melhorar a resistência à corrosão e à abrasão das peças forjadas petroquímicas e prolongar sua vida útil.
Tecnologia de tratamento de superfície para forjamentos petroquímicos
Limpeza: antes do tratamento de superfície, o forjamento petroquímico deve ser completamente limpo para remover as impurezas da superfície, como óleo, óxido e assim por diante. O método de limpeza pode ser químico, mecânico ou eletroquímico, etc.
Remoção de ferrugem: para as peças forjadas petroquímicas enferrujadas, o tratamento de remoção de ferrugem é necessário. Os métodos comuns de remoção de ferrugem incluem remoção de ferrugem mecânica, química e eletroquímica, etc. Tratamento antiferrugem deve ser feito imediatamente após a remoção de ferrugem para evitar ferrugem novamente.
Antiferrugem: o tratamento antiferrugem é uma medida importante para proteger a superfície do forjamento petroquímico da corrosão. Os métodos antiferrugem comuns são antiferrugem de revestimento, antiferrugem de passivação e antiferrugem de filme de óleo, etc. O revestimento antiferrugem pode formar uma película protetora densa na superfície do forjamento, isolando o ar e a umidade e impedindo a corrosão; Passivation anti-ferrugem pode formar um filme passivation estável na superfície do forjamento por reação química para melhorar a resistência à corrosão; A prova de ferrugem do filme de óleo pode formar um filme de óleo na superfície do forjamento, que desempenha um papel de lubrificação e anti-corrosão.
Reforço de jateamento: o reforço de jateamento é um método de tratamento de impacto na superfície do forjamento através da injeção de projéteis de alta velocidade. Ele pode remover pequenas rachaduras na superfície e tensões residuais e melhorar a resistência à fadiga e resistência à corrosão do forjamento.
Revestimento químico: o revestimento químico é um método para formar um revestimento metálico ou não metálico na superfície do forjamento por reação química, que pode melhorar a resistência à corrosão do forjamento, a condutividade elétrica e a decoração, etc. Os revestimentos químicos comuns são galvanização, cromagem, niquelagem, etc.
Tecnologia de proteção para forjamentos petroquímicos
Proteção de revestimento: a proteção de revestimento é um método de proteção contra corrosão e abrasão por meio da aplicação de um revestimento protetor na superfície de peças forjadas. Os revestimentos protetores comuns são pintura anticorrosiva, revestimento resistente ao desgaste, revestimento condutor, etc. A proteção do revestimento apresenta vantagens como facilidade de construção e baixo custo, mas requer atenção para o controle da qualidade e espessura do revestimento.
Pulverização de metal: a pulverização de metal é um método de pulverização de pó de metal na superfície do forjamento e aquecimento para derreter para formar um revestimento. Pode melhorar a resistência à corrosão e à abrasão do forjamento. Os materiais comuns de pulverização de metal são zinco, alumínio, aço inoxidável e assim por diante. A pulverização de metal tem as vantagens de espessura de revestimento controlável e forte força de ligação, mas requer alta entrada de equipamentos e requisitos técnicos operacionais.
Proteção eletroquímica: a proteção eletroquímica é um método de formar uma película protetora na superfície das peças forjadas por métodos eletroquímicos para evitar a corrosão. Os métodos de proteção eletroquímica comuns incluem anodização, proteção catódica, etc. A proteção eletroquímica tem as vantagens de um bom efeito protetor e longa vida útil, mas requer um alto custo de entrada e manutenção de equipamentos.
Filme de conversão química: o filme de conversão química é um método para melhorar a resistência à corrosão através da formação de uma camada de filme de conversão química na superfície da peça forjada. Os filmes de conversão química comuns são filme fosfatado, filme de óxido, etc. Os filmes de conversão química apresentam vantagens como baixo custo e fácil construção, porém é necessário prestar atenção ao controle da espessura e uniformidade dos filmes de conversão.
A exploração do tratamento de superfície e tecnologia de proteção de forjamentos petroquímicos pode ser visto que estas tecnologias têm um papel importante na melhoria da resistência à corrosão e resistência ao desgaste dos forjamentos petroquímicos para prolongar sua vida útil. No futuro, com o progresso contínuo da ciência e tecnologia e inovação de forjamento petroquímico tratamento de superfície e tecnologia de proteção será melhorado e aplicado para promover o desenvolvimento contínuo da indústria petroquímica para fazer uma contribuição importante.