As forjas de contêineres marítimos precisam suportar uma variedade de forças e impactos ambientais durante o uso, portanto, ensaios não destrutivos e métodos de controle de qualidade são meios importantes para garantir sua confiabilidade e segurança. Este artigo apresenta os métodos comuns de ensaios não destrutivos e medidas de controle de qualidade de forjamentos de contêineres marítimos.
I. Método de detecção não destrutivo
- Teste ultra-sônico (UT): O teste ultra-sônico é um método de ensaio não destrutivo comumente usado para forjamento de contêineres marítimos. Ao introduzir a onda ultra-sônica no material a ser testado, as características de propagação e reflexão da onda sonora são usadas para detectar os defeitos internos do material, como rachaduras, intercamadas, etc. A inspeção ultra-sônica permite a inspeção abrangente do material e fornece informações detalhadas sobre o tamanho, a localização e a forma do defeito.
- Ensaio de partículas magnéticas (MT): O ensaio de partículas magnéticas é um método de ensaio não destrutivo adequado para detectar fissuras superficiais e próximas da superfície. Ao aplicar um campo magnético na superfície do material a ser detectado, e aplicar pó magnético na superfície, quando houver uma fissura, ocorrerá uma perturbação do campo magnético na fissura, e o pó magnético se reunirá na fissura para formar pontos de pó magnético visíveis, de modo a realizar a detecção de trincas.
- Ensaio de Correntes Parasitas (ET): O ensaio de correntes parasitas é um método de ensaio não destrutivo adequado para detectar defeitos superficiais de materiais condutores de metais. Ao aplicar um campo eletromagnético alternado na superfície do material a ser detectado, quando houver um defeito superficial, as mudanças de correntes parasitas serão causadas, e a presença e a localização do defeito podem ser detectadas.
- Teste Visual (VT): O teste visual é um método de detecção não destrutivo simples e intuitivo, adequado para detectar defeitos visíveis na superfície, como trincas, intercamadas, bolhas, etc. A superfície do material a ser testado é examinada em detalhes por observação visual, usando um microscópio e outras ferramentas para encontrar defeitos superficiais e avaliar seu impacto na resistência e confiabilidade do material.
- Métodos de controle de qualidade
- Rastreabilidade da matéria-prima: A seleção de matéria-prima e o controle de forjamentos de contêineres marítimos é um elo fundamental para garantir a qualidade do produto. A rastreabilidade das matérias-primas é necessária para garantir que os materiais são de origem confiável e cumprem as normas e especificações relevantes.
- Controle de processo: No processo de fabricação de forjamentos de contêineres marítimos, controle rigorosamente os parâmetros de processo de cada elo, como temperatura de forjamento, força de forjamento, temperatura de aquecimento, etc., para garantir que a precisão dimensional e as propriedades mecânicas do produto atendam aos requisitos de projeto.
- Controle de tratamento térmico: O tratamento térmico é um elo importante no processo de fabricação de forjamentos de contêineres marítimos. Através de parâmetros razoáveis de tratamento térmico e controle, como temperatura de aquecimento, taxa de resfriamento, a estrutura ideal e propriedades mecânicas podem ser obtidos.
- Tratamento de superfície: O tratamento superficial de forjamentos de contêineres marítimos tem um impacto importante na resistência à corrosão e beleza do produto. Métodos comuns de tratamento de superfície incluem shot peening, decapagem, revestimento, etc. É necessário escolher o método de tratamento de superfície adequado de acordo com diferentes necessidades.
- Controle de inspeção de qualidade: A inspeção de qualidade no processo de produção é um meio eficaz para garantir a qualidade das forjas de contêineres marítimos. Através do desenvolvimento de planos e métodos de inspeção razoáveis, a inspeção de aparência de forjamento, detecção de tamanho, teste de propriedades mecânicas, etc., para garantir que o produto atenda às normas e especificações relevantes.
Em resumo, o método não destrutivo de detecção e controle de qualidade de forjamentos de contêineres marítimos é um elo importante para garantir a qualidade do produto. A confiabilidade e a segurança das forjas de contêineres marítimos podem ser efetivamente garantidas usando métodos de teste não destrutivos apropriados para inspeção abrangente de forjas, combinados com medidas como controle de processo, controle de tratamento térmico, tratamento de superfície e controle de inspeção de qualidade, e ao mesmo tempo atender aos requisitos de normas e especificações relevantes.